Check-up de férias deixa seu carro mais seguro

15/12/2015 - Por Cardinal Mitsubishi


Antes de pegar estrada, confira o checklist da revisão mecânica para viajar com segurança

Viajar e pegar estrada não exige só a preparação do roteiro. Para garantir uma viagem segura é preciso cuidar do carro antes de entrar na rodovia para curtir as férias. Uma medida simples como fazer uma revisão preventiva no carro é fundamental para que o passeio siga da melhor forma possível.

Entre os itens que devem ser verificados estão: pneus e estepe, condições dos freios (fluido, discos, pastilhas e tambores), óleos e lubrificantes em geral, bateria, para-brisas e parte elétrica, como lanternas e faróis, além do alinhamento e balanceamento do veículo quando o carro apresenta desgaste irregular dos pneus.

O gerente de pós-vendas da Cardinal Mitsubishi, Reinaldo Ramos, detalha os itens essenciais da manutenção e explica por que cada um deles deve estar com a revisão em dia. “Um carro com a manutenção em dia oferece mais segurança ao motorista que roda na cidade e nas estradas. Um checklist da revisão pode durar, em média, de 40 minutos a 1h30min, tempo que pode garantir uma viagem tranquila. Além disso, carros com a manutenção adequada trazem mais valorização na hora da revenda, evita paradas sem programação e gastos por se tratar de uma revisão preventiva”, afirma.

Abaixo, confira o checklist da manutenção e garanta mais segurança na hora de pegar a estrada:

Pneus e estepes: As condições dos pneus merecem cuidados especiais, pois eles respondem pela aderência ao solo. Quando um pneu está gasto, com a banda de rodagem com menos de 4mm, pode comprometer a segurança na hora da frenagem ou mesmo aumentar os riscos de aquaplanagem.

Freios: Discos, pastilhas, tambores e o fluído devem ser checados. Desgastes ou vazamentos podem prejudicar a capacidade de frenagem do carro.

Óleos e filtros: Todos os níveis de óleos e lubrificantes, incluindo freios, motor e radiador, além dos filtros de ar e combustível, são fundamentais de serem avaliados para o bom funcionamento geral do motor do veículo.

Bateria: Uma das principais funções da bateria é fazer o motor do carro ligar. Quando a vida útil da peça está comprometida o motorista pode ficar na mão. Por isso, é fundamental observar a validade e as condições da bateria, principalmente para quem vai pegar a estrada e pode ter mais dificuldade de conseguir assistência mecânica.

Para-brisas: Vidros traseiros, para-brisas e as palhetas são itens essenciais que, sem manutenção, podem comprometer a segurança dos motoristas, principalmente em períodos com chuvas frequentes em que todos os componentes devem estar em bom funcionamento.

Suspensão: A correta manutenção da suspensão garante conforto e assegura o contato dos pneus com o solo, além de evitar derrapagens. Para quem vai pegar estrada, a manutenção preventiva deste item é essencial para garantir segurança e estabilidade do veículo.

Lanternas, faróis e setas: Sinalizar outros motoristas sobre suas ações, como frear, mudar de faixa e estar visível aos outros condutores só é possível com a manutenção desses itens em dia. Sendo assim, lâmpadas queimadas ou faróis desregulados podem comprometer a segurança de todos, além de gerar multa e pontos na CNH.

Alinhamento e balanceamento: Pneus que apresentam desgaste irregular podem indicar que o veículo está desalinhado e desbalanceado. Neste caso, é recomendado programar o serviço para evitar o comprometimento dos pneus precocemente, além disso, a falta de alinhamento e balanceamento também podem provocar vibração no volante quando o carro está em alta velocidade e fazer com que os pneus “cantem” durante as curvas.

A Cardinal Mitsubishi oferece manutenção preventiva que pode durar de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos, e confere os itens essenciais para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar que o motorista seja multado.

Aproveite e agende agora mesmo sua revisão na Cardinal clicando aqui!